top of page

"Fale livremente o que lhe vier a cabeça"

  • Foto do escritor: Lucimara C. Lopes Greatti
    Lucimara C. Lopes Greatti
  • 12 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de mar. de 2024

















Sobrea associação livre na psicanálise.


Você já notou como, ao iniciar uma conversa, tendemos a emendar um assunto no outro e, às vezes, nos perdemos pelo caminho?


Alguma vez você se pegou, nessas curvas do pensamento, surpreendido com algo que disse? Expressou algo que não pretendia ou lembrou-se de algo importante que havia esquecido? 🤔


📚 Freud denominou esse movimento de expressão livre de pensamentos como ASSOCIAÇÃO LIVRE.


➡️ Ele sugeria que o paciente simplesmente compartilhasse com o analista os pensamentos que surgissem, sem omitir qualquer ideia (por mais desagradável que pudesse parecer), assim como um passageiro de trem descreveria as mudanças na paisagem diante de seus olhos durante a viagem.


🤔 À primeira vista, isso pode parecer inapropriado ou uma perda de tempo para alguns: "Deveria eu não focar no meu problema, em vez de me perder falando qualquer coisa que me venha à mente?"


➡️ No entanto, é nesse processo de se perder na própria expressão que conflitos, sentimentos e pensamentos dos quais não tínhamos consciência começam a emergir!


➡️ Ao convidar o paciente a se expressar sem restrições, percebemos que a associação livre não é tão "livre" assim: o que é verdadeiramente significativo se manifesta repetidamente. Ele encontra maneiras de aparecer: em um ato falho, em um sonho, em uma brincadeira, na maneira como conectamos nossas ideias.


🧶 Cada palavra é como um fio condutor que nos leva a lugares desconhecidos dentro de nós mesmos.


👁 Assim, na terapia, falar nunca é SOMENTE falar.


➡️ É um convite para explorarmos, em um espaço seguro e livre de julgamentos, o nosso mundo interno. 🗺


🧶 É através dessa expressão livre que começamos a entender melhor como certos nós se formaram e como podemos desfazê-los para criar novas tramas.


🧶 "Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo ou uma revolução, alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies." (Machado de Assis)


Com Carinho


Lucimara C. Lopes Greatti

Psicóloga - CRP 06/126369



 
 
bottom of page